Criando um storytelling a partir de um ícone da cultura pop
C a s e A u t o m o w e r H u s q v a r n a
âș Um produto revolucionário
O Automower, o robô cortador de grama da sueca Husqvarna tornou-se uma verdadeira coqueluche na Europa. Com grande tecnologia embarcada, a máquina realiza toda a manutenção de áreas verdes de forma autônoma, sem a menor necessidade da presença humana e com um autonomia de até 8 horas. No Brasil, a estratégia foi a de transformá-lo na flagship da marca, construindo a percepção da Husqvarna como uma marca com os produtos mais tecnológicos do mercado e que existem para facilitar ainda mais o dia a dia.
âș Raciocínio estratégico
Para marcar de forma clara os pontos fortes do produto e evidenciar a inovação, a e21 apoiou-se em três
elementos fundamentais para criar a estratégia de lançamento do produto.
Valor
FACILIDADE
O principal atributo. Aqui é onde a ideia se escora. Tudo parte do princípio de que um robô que corta sua grama deixa a vida de todo mundo muito mais fácil.
Endorsement
PERTINÊNCIA
O personagem que ancora a campanha precisa ter a ver com as características do produto, ser identificado com o público e alavancar a ideia a partir da sua personalidade ou pelo qual ele é conhecido.
Plataforma
LINGUAGEM
A ideia precisa ter força suficiente para não se restringir a apenas uma plataforma ou uma linguagem. Deve permitir o media crossing e o máximo de interação do público.
A ideia
âș O garoto-propaganda
A busca do endorser perfeito para o produto
O Automower tem uma característica crucial: sendo autônomo, ele não necessita que ninguém realize a tarefa com ele. Logo, é possível realizar outras coisas enquanto ele corta a grama.
E quem é conhecido no Brasil por realizar muitas coisas? Tarefas até complicadas, ditas impossíveis para os "mortais"?
Rodrigo Hilbert, apresentador do Tempero de Família, no canal a cabo da GNT, da Rede Globo. No programa, além dele cozinhar, constrói os próprios utensílios e realiza tarefas domésticas com extrema maestria.
âș O contexto
Os memes que ajudaram na ideia
Há na cultura pop brasileira a ideia de que Rodrigo Hilbert realiza tarefas que deixam homens com ciúmes e mulheres com inveja. Conhecido por fazer muitas coisas ao mesmo tempo e algumas consideradas até difíceis (e por que não, até impossíveis), tanto na vida pessoal, quanto nos seus programas de TV, o ator e apresentador Rodrigo Hilbert caiu nas graças da cultura popular brasileira. Ou seja, é o personagem perfeito para um produto que tira uma das tarefas mais comuns: cortar grama.
âș Amarrando as pontas
O que o
Rodrigo
Hilbert
não faz?
Desenvolvendo
o storytelling
Ele faz, você transforma. Com esse conceito, criamos uma narrativa que colocava Rodrigo Hilbert fazendo tudo aquilo que se espera dele, menos cortando grama. O start da campanha se deu através de um filme, onde Rodrigo atua de modo exagerado e ao final, mostra a única coisa que realmente não faz. Deixando a tarefa de cortar a grama para o Automower, da Husqvarna . E assim como ele, os consumidores brasileiros podem realizar outras tarefas e deixar que o Automower mantenha sempre os gramados bem cuidados.
Reações